A mais longa

Sérgio Xavier

Maratonas, em tese, são todas iguais, intermináveis em seus desumanos 42 195 metros. Em tese. Na vida real, essa distância aumenta ou diminui conforme os treinos. Quanto mais bem treinado, menos longa é a maratona. Elas são diferentes ainda nos apelos, quentes, frias, planas, acidentadas. São diferentes no calor humano, umas deserticamente cruéis, outras maravilhosamente acolhedoras.

Boston, porém, é a mais longa de todas. Uma ultra sem extrapolar os 42 195 metros. Uma maratona seletiva que exige desempenhos anteriores. Para correr, não basta querer, é necessário buscar antes um índice em sua faixa de idade. Boston era a minha obsessão, briguei anos para conseguir participar. Consegui. Precisava contar essa e outras histórias dessa que é a mais incrível de todas as maratonas.

Dia 11 de abril, o livro será lançado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo. Pelas 19 horas, na esquina de Avenida Paulista com Augusta, lá estarei. O livro já pode ser comprado com desconto pelo site da Editora Arquipélago (http://bit.ly/2Hb07mg). Não se trata de um guia, muito menos de um registro histórico. É um livro de histórias reais, que têm muito a ver com nossa batalha diária na perseguição dos mais variados objetivos. Demorei oito anos para poder reunir essas histórias. Deu trabalho, mas valeu, como valeu.