Final de Copa
Deu um trabalhão, mas saiu. Oito anos tentando o índice, mais de 10 mil quilômetros rodados em treinos. Um pouco de sangue derrramado em quedas, hectolitros de suor produzido e alguns mililitros de lágrimas quando a meta foi alcançada. O sonho de correr a Maratona de Boston se materializou em uma linda edição de 200 páginas com o azul e o amarelo da prova dando o tom geral. “Boston, a mais longa das maratonas” está impresso e disponível em livrarias, na Amazon, no site da editora, a Arquipelago.com.br. O lançamento foi em São Paulo, no dia 10 de abril, amigos e desconhecidos me lembraram como valeu a pena todo esse esforço para participar da mais tradicional maratona do planeta.
Achei que conquistar o índice, correr a prova e lançar o livro fechavam esse ciclo emocional. Mas não acabou. Nessa segunda-feira, a partir de 10h30 da manhã, o Sportv 2 transmite a maratona com a narração do maluquinho estudioso Sérgio Arenillas e os comentários do imenso Lauter Nogueira.
Recebi radiante a notícia que também estarei nos comentários de um evento que mexeu com minha vida nos últimos oito anos. Foi como ganhar a credencial de uma final de Copa do Mundo, e isso já aconteceu três vezes comigo. Na verdade, foi mais. Participar da transmissão dessa prova mexe muito mais. Sei que virão as emoções da largada, das passagens, da obsessão por poder participar, das conversas com todos os personagens que entrevistei. Lembrarei dos grandes duelos do passado, da luta dos sobreviventes do atentado de 2013, das histórias pouco conhecidas, de tudo.
É evidente que Lauter não perderá o foco da disputa pela ponta, virá com aquelas contas doidas dele projetando tempos, trará informações preciosas dos atletas. Para ele, Boston, como Nova York, Londres e Berlim, é um grande palco do atletismo mundial. Para mim, a percepção é diferente. Estou com 13 maratonas completadas, já cobri provas, grandes eventos, estive na maratona olímpica de Londres, fiz um montão de coisas. Mas Boston é uma emoção particular. E emoção não se explica, se vive, se aproveita. Segunda-feira, a partir das 10h30 no Sportv 2.